Desde fevereiro de 2005 os produtores de uva e banana do município de Natuba vêem a expansão das suas produções. Há pouco mais de um ano os pequenos e médios agricultores resolveram se unir ao lado de parceiros em uma cooperativa. Recentemente tiveram o projeto da banana passa da comunidade de Jussaral aprovado pelo CNPq e agora enviaram mais um projeto à Petrobrás que se for aprovado movimentará mais de R$ 1 milhão.
O projeto se propõe a trabalhar junto à população rural dos distritos de Jussaral e Fervedouro e nas áreas adjacentes à zona urbana do município de Natuba. Um dos grandes benefícios que o projeto trará será a melhoria das condições das estradas que ligam Natuba às demais cidades do estado. Além de melhorias na qualidade da produção e comercialização, o que irá agregar maior valor ao produto.
Os resultados da aprovação pelo CNPq já estão sendo notados nas capacitações realizadas para os 147 agricultores da região. “As capacitações estão desenvolvendo as habilidades dos produtores de Natuba e região, fortalecendo as idéias de cooperativismo e melhorando a qualidade de vida dos trabalhadores”, aponta Jucieux Palmeira, gestor do projeto de Fruticultura tocado pelo sebrae na Paraíba.
A Cooperativa de Fruticultura de Natuba e Região (Coopavan) produz 8,7 mil toneladas de bananas por ano em um terreno de mil hectares de área plantada. A maior parte da produção é comercializada para as cidades de Campina Grande, Natal, João Pessoa e Recife. Já a uva, que começou com uma área de pouco mais de 20 hectares, hoje ocupa um espaço de 85 hectares com 900 toneladas produzidas por ano, e vem em um intenso processo de crescimento que tende a ultrapassar a banana em alguns anos, sendo a única cidade do estado a produzir e comercializar a fruta.
O resultado do projeto enviado à Petrobrás está previsto para sair no mês de maio. O projeto de Fruticultura em Natuba é uma parceria entre o Sebrae/PB, Emater, Unisol, Embrapa, Emepa, Banco do Brasil, Banco do Nordeste, Prefeitura Municipal de Natuba, UFCG, UFPB e Governo do Estado.
Fonte: Assessoria de Imprensa
quinta-feira, 8 de janeiro de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário