POUSADA SOL NASCENTE -UMBUZEIRO-PB

POUSADA SOL NASCENTE -UMBUZEIRO-PB
SUA CASA FORA DE CASA-UMBUZEIRO-PB

sexta-feira, 9 de julho de 2010

Napoleão Rodrigues Laureano


Napoleão Rodrigues Laureano, 1914-1951:
nascido em Natuba, município paraibano, diplomou-se em medicina em 1943 e especializou-se em cirurgia do câncer no antigo Serviço Nacional do Câncer, no Rio de Janeiro. Com consultório e domicílio em João Pessoa, onde foi eleito vereador em 1949, licenciou-se da Câmara pois descobriu estar com um câncer no maxilar e viajou aos Estados Unidos tentando um tratamento que, naquela época, se mostrava sem chances, porquanto o diagnóstico lhe apontava poucos meses de vida. Sentindo a dificuldade para a detecção e tratamento da doença no estado da Paraíba, Napoleão encetou uma campanha para a construção de um hospital em João Pessoa. Com a doença lhe corroendo o corpo - mas não os ânimos - conseguiu, por meio de rádios e jornais de vários estados, arregimentar multidões em prol da campanha cujo discurso feito no Rio de Janeiro tornou-se uma bandeira da luta pelo seu objetivo:
"Ilustres Senhores, ninguém poderá duvidar das minhas intenções, pois condenado como estou pela medicina, nada pretendo para mim. Profissionalmente me faltarão as forças necessárias para qualquer iniciativa. Assim, não peço para mim, mas para meus patrícios, para milhares de brasileiros que, pelo interior, são vítimas do mesmo mal que me acometeu..."
A campanha concretizaria, através de doações, a Fundação Napoleão Laureano e o início das obras do hospital que leva seu nome. Esse grande paraibano faleceu em maio de 1951, em tratamento no Rio de Janeiro. Graças à sua atitude humanista criou-se uma nova consciência de apoio à luta contra o câncer no Brasil. O Hospital Napoleão Laureano continua sendo, ainda hoje, uma referência nacional no tratamento do câncer.

Um comentário:

  1. QUE HOMEM E ESPÍRITO MARAVILHOSO E MISSIONÁRIO O DR. NAPOLEÃO RODRIGUES LAUREANO FOI.
    QUE LUZ ELE TEM, E CERTAMENTE NOS TRATA A TODO INSTANTE DE ONDE ELE ESTÁ E CONTINUARÁ TRATANDO DE TODAS ESSA HUMANIDADE SOFREDORA.
    MUITO OBRIGADA,DR. O SR. COM CERTEZA ESTÁ AO LADO DO CRISTO. MEIRE R.DANIELLI

    ResponderExcluir