POUSADA SOL NASCENTE -UMBUZEIRO-PB

POUSADA SOL NASCENTE -UMBUZEIRO-PB
SUA CASA FORA DE CASA-UMBUZEIRO-PB

quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Emepa revitaliza viticultura em Natuba e beneficia 80 produtores rurais; produção é de 1,9 mil toneladas


A Empresa Estadual de Pesquisa Agropecuária (Emepa) iniciou na cidade de Natuba a implantação das Unidades Técnicas Demonstrativas (UTD) com cultivares de uvas de alta qualidade.

Situado entre as mesorregiões do Brejo e Cariri, ao Sul do Estado, o município é responsável por 100% da produção de uva da Paraíba, com estimativa de 1,9 mil toneladas distribuídas em 110 hectares.

A instalação das UTD foi viabilizada pelo BNB que está investindo recursos no valor de R$ 55.222,00 numa área de 5.000 m², onde serão desenvolvidos os procedimentos técnicos para as culturas.

Os campos para teste e avaliação das novas cultivares de uvas permitem a observação do potencial produtivo das uvas produzidas quanto as suas características comerciais de cor e tamanho do cacho.

Segundo o pesquisador Clovis Coelho da Silva, coordenador do projeto, o trabalho de fortalecimento do arranjo produtivo local da viticultura vai beneficiar cerca de 80 produtores. "Para cada 100 empregos diretos nos parreirais serão gerados 45 indiretos, com contribuição significativa na geração de emprego e renda no agronegócio da uva”, estima.

A introdução das cultivares de uva Isabel Precoce, BRS Morena e BRS Linda, sem sementes, no município de Natuba, vai proporcionar maior produtividade da área cultivada e aumento de renda para pequenos e médios produtores da região.

A Emepa terá a responsabilidade direta na gestão financeira, implantação e na execução de todas as etapas do projeto.

Tecnologias - A viticultura é uma atividade que garante excelente rendimento, mas precisa ser tratada com profissionalismo e seguindo todas as orientações técnicas. Mesmo com um potencial favorável, os produtores de uva de Natuba precisam melhorar em pontos críticos como o uso indiscriminado de agrotóxico e a falta de alternativas tecnológicas para avançar no cultivo, explica Clóvis.

"Além da introdução de novas cultivares, precisamos melhorar a qualidade e a produtividade dos parreirais já existentes, com a capacitação dos produtores na preservação e uso correto dos recursos naturais”.

O projeto contempla ainda o gerenciamento do agronegócio do APL da uva, os métodos para a condução do cultivo envolvendo adubação, podas e a introdução de cultivares desenvolvidas pela pesquisa.

O gerenciamento do agronegócio do APL da uva exige esforços não só dos agentes de pesquisa como de extensão e fomento. A Emepa está contando com o apoio de outras instituições, como o BNB e a Emater.

Pavimentação – Por falta de estradas, o município de Natuba, que também é produtor de banana, vinha sofrendo sérios problemas para o escoamento da produção, que era levada quase toda para o vizinho Estado de Pernambuco. No final do ano passado, o governador Ricardo Coutinho assinou a ordem de serviço para a pavimentação da rodovia PB-082/094, no trecho entre as divisas da Paraíba com Pernambuco, ligando as cidades de Natuba e Umbuzeiro, numa extensão de 19,5 quilômetros.

A obra vai beneficiar diretamente quase 20 mil habitantes contribuindo para o desenvolvimento sócio-econômico da Paraíba, por meio da modernização e ampliação da infraestrutura rodoviária estadual e atendendo de uma só vez o escoamento agrícola da região e ao bem-estar da população

Nenhum comentário:

Postar um comentário